segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festas Juninas


No mês de Junho, comemoramos os 3 santos juninos : Santo Antônio, São João e São Pedro. No dia 13 é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. A ele é atribuída uma série de graças matrimoniais. Já no dia 24, comemoramos o dia de São João, o santo mais festeiro dos três e as maiores festas ocorrem nesse dia. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. São Pedro é comemorado no dia 29, suas festividades fecham as comemorações juninas.Ele é o guardião das portas do céu,protetor dos pescadores e também protetor das viúvas.

domingo, 6 de junho de 2010

Medicina Popular



A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem ,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles.

Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito,pois muitas vezes a pessoa não esta com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa).
Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente,são as Plantas Medicinais,as Rezas e Simpatias.Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.

sábado, 5 de junho de 2010

Frase Popular


Uma Andorinha só ,não faz Verão:Em certas ocasiões uma pessoa sozinha não resolve o problema.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Culinária: Influência dos Africanos


Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente ,como ingrediente, como indiretamente na confecção deles.Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Culinárias: Influência dos Índios


No Brasil indígena , bem antes da chegada dos Portugueses ,já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação , para produção de bebidas, e condimentos ,entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha), aipim . Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o caju (que era a base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim ), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuição dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca(um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões ( já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), a Tapioca (muito utilizada para fazer Beiju,mingau, produtos também de origem da culinária indígena).

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Canoa Virou


A Canoa Virou


A canoa virou, Por deixá-la virar

,Foi por causa do(a) (nome da criança)

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar,

Tirava o(a) (nome da criança)

Do fundo do mar.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Esconde - Esconde



Brincadeira muito comum em todo o Brasil, o Esconde-Esconde ou também como é conhecido de Pique- Esconde, é uma brincadeira em que brincam meninos e meninas,onde uma criança tenta achar as outras escondidas ,a brincadeira ocorre da seguinte forma:1.A escolha de quem vai procurar e quem vai se esconder: esta etapa se realiza através de sorteio feito pela brincadeira conhecida como zerinho ou um, finalizando em par ou impar para ficar a penas uma criança que não é eliminada, é esta criança, que perde no sorteio que ira procurar as outra crianças.2.A procura das crianças acontece da seguinte forma: quem vai procurar com os olhos fechados e rosto direcionado para uma parede ,árvore ou outro local similar, inicia uma contagem numérica, esta contagem pode variar desde o número 1 (um) ao número 10(dez) até o número 1 (um) ao número 100(cem) ou mais.Enquanto esta criança faz a contagem, as demais vão se esconder.Sendo que o esconderijo de cada uma criança pode ser individual ou não.3.Com o inicio da procura , após a contagem ser feita, a criança que esta procurando tenta encontrar as outras em seus esconderijos secretos, enquanto as crianças que estão escondidas têm que despistá-la para conseguir ir até o local da contagem para conseguir ficar livre da perseguição que é chamado de "Se salvar" ,acontece com a criança batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase:
- "Um ,Dois, Três Salve Eu".
Este procedimento deve ser feito por todos para que se salvem, pois se a criança que esta procurando avistar alguma das outras crianças ela se dirige até o local da contagem e relata que achou-a , da seguinte forma batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase:
-"Um ,Dois, Três Visto(o nome da criança)".
Desta forma a primeira criança a ser avistada e relatada ,será a próxima a procurar quando acabar a brincadeira, mas todas as crianças que estão sendo procuradas podem se salvar da seguinte forma: ou individualmente, com cada um se salvando, ou a última criança ao se dirigir até o local da contagem batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase:
- "Um ,Dois, Três Salve Todos".
Desta forma todos estarão salvos e a criança que procurava as outras, terá que começar outra vez procurando.