segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pião


Pião foi trazido para o Brasil pelos Portugueses,e logo foi bastante espalhado pelo Brasil,é um brinquedo ainda muito utilizado quase que apenas por meninos,existem vários tamanhos,mas a forma é quase que básica.

O jogo: Existem basicamente duas formas de se brincar com o Pião: o Jogo simples em que a criança não desafia o outro , esta forma de jogo é conhecida como "Roda pião", botar o pião para rodar significa brincar sozinho, o processo é o seguinte,enrola-se a corda no pião segurando uma ponta e atira-o ao chão, ao cair no chão o pião fica rodando, ou ainda pode-se colocar o pião para rodar na palma da mão,unha do dedo e muitos outros lugares.Já o jogo onde ocorre o desafio ,um circulo é desenhado no chão onde todos os participantes tem que arremessar o pião com o intuito de acertar o centro do circulo,caso não consiga é obrigado a colocar o seu próprio pião dentro do circulo, dando inicio a disputa pelos piões que estão no circulo, é o chamado "deita pião" ou "dar carne".

domingo, 30 de maio de 2010

Brincadeiras: Amarelinha



Brincadeira exclusiva de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança ter as noções dos números , trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio,pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2e3 -5e6-8e9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.

sábado, 29 de maio de 2010

Brincadeira Boca de Forno!


A Brincadeira da Boca de Forno é muito antiga, não se sabe ao certo como surgiu,nela podem brincar meninos e meninas juntos, nesta brincadeira uma pessoa é eleita como "o senhor" ,"chefe" , "Amo"ou "Mestre", esta pessoa que vai dar as ordens na brincadeira ,será a única a mandar, os demais terão apenas que cumprir suas ordens.A brincadeira consiste no seguinte:1.A pessoa que comanda a brincadeira, o chefe,dá as ordens a todos,esta ordem consiste em achar um determinado objeto ,caso a criança não trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser dançar uma musica, imitar um bicho engraçado ou outra que a deixe envergonhada.2.A brincadeira acontece com as seguintes ordens ditas pelo Senhor, estas palavra podem variar de uma Região para outra do Brasil, porém o sentido é o mesmo:
Mestre : .
- Boca de Forno .
crianças: .
- Forno
Mestre : ..
- Faz o que eu mando?
crianças:
- Faço
Mestre:
- Se não fizer?
crianças:
- Toma bolo
Então o Mestre manda que as crianças peguem um objeto, pode ser uma folha de determinada arvore,entre outras coisas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Parlenda


Uma,duna ,tena,catena
Gurupi, gurupá
Solá, soladá
Conte bem
Que são dez.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Parlenda


Amanhã é domingo,
Pé de cachimbo
Galo monteiro
Pisou na areia.
Areia é fina.
Que dá no sino.
O sino é de ouro.
Que dá no besouro.
O besouro é de prata.
Que dá na barata.
A barata é valente.
Que dá no tenente.
O tenente é mofino.
Que dá no menino.
O menino é danado.
Que dá no Soldado.
O Soldado é Valente.
Que dá na gente...


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Parlenda


Sola,sapato,
Rei,Rainha
Onde quereis
Que eu vá dormir?
Na casa de mãe
Aninha.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Adivinha


O que é , o que é? quanto mais cresce menos se vê?(resposta: escuridão)