domingo, 4 de setembro de 2011

O que é Folclore

Folclore é o conjunto de tudo aquilo que faz parte da nossa cultura popular. Aí entram as nossas tradições e festas, essas criaturas fantásticas que moram na nossa imaginação, as lendas e mitos, os ditados e versinhos populares,as superstições e até piadas. A palavra folclore quer dizer isso mesmo: sabedoria popular. Ela vem do inglês folk-lore: folk quer dizer povo, e lore, “conhecimento empírico” ou “sabedoria”. Esse termo foi criado pelo inglês William John Thoms (1803-1885) lá nos idos de 1846, na Inglaterra. Ele mandou uma carta para a revista The Atheneum, de Londres, pedindo apoio para fazer um levantamento das lendas e tradições do seu país. O documento com essas informações foi publicado em 22 de agosto e, por isso, essa data foi eleita como o Dia Mundial do Folclore.

sábado, 3 de setembro de 2011

Curupira

Tem mais um menino levado nessa lista, mas dessa vez por uma razão muito diferente: o curupira protege a mata e os animais que moram lá. Esse moleque baixinho tem o cabelo comprido (que pode ser cor de fogo) e os pés virados para trás — que pode parecer coisa de passinho de Michael Jackson, mas não tem nada a ver: dessa maneira, os caçadores que seguem as suas pegadas nunca conseguem encontrá-lo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Boto

Era uma vez um moço bonito e charmoso, que fazia o maior sucesso com a mulherada nos bailes. Só que, depois que ele conquista uma moçoila e ela fica grávida, o cafajeste mergulha no rio e vira um boto bem inocentinho. Moral da história: filho de boto... não sabe quem é seu pai!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Boitatá

Quem brinca com fogo...

Essa cobra de fogo também bota para correr caçadores e lenhadores da floresta! O boitatá é uma lenda indígena, bem antiga no folclore brasileiro. Mas o que o “boi” tem a ver com isso? É que, em tupi, “boi” quer dizer “cobra”, e “tata”, fogo.