domingo, 31 de maio de 2009

Brincadeiras: Bola de Gude


Depois que todos escreveram a brincadeira Pega pega para a festa eles foram pedir para a Tia Nastácia se tinha mais alguma brincadeira do folclore, a cozinheira que estava na cozinha respondeu:


- Tem sim! Bola de gude, coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.


As brincadeiras já estavam completas e a turminha saiu correndo da cozinha.

sábado, 30 de maio de 2009

Brincadeiras: Pega- Pega


Pedrinho continuava correndo atrás da Emília até que apareceu Narizinho e os chamou para brincarem de pega-pega, a Tia Nastácia chegou e começou a falar:


Vocês sabiam que esta brincadeira também é do folclore? A brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


Todos pararam de brincar e foram escrever mais essa atividade para a festa.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Brincadeiras: Estilingue


No dia seguinte o Pedrinho e a Emília estavam dicutindo se o estilingue era ou não era do folclore, a Tia Nastácia chegou dizendo:


- O Estilingue é do folclore sim! Também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).


A Emília estava certa e mostrou a língua para o menino que começou a correr atrás da boneca.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Brincadeiras: Pião


Depois que a Tia Nastácia consertou a Emília, a cozinheira foi até a sala onde Pedrinho estava brincando de pião, e ele perguntou se aquela brincadeira também era do Folclore, o Visconde que ouviu tudo falou:


- Claro que é Pedrinho o pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.


O Pedrinho foi logo correndo escrever mais uma brincadeira para a Festa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Brincadeiras: Boneca de Pano.


Quando a Tia Nastácia chegou na biblioteca, viu a Emília toda espatifada no chão, um livro tinha caído em cima dela, Narizinho logo chegou e pediu para a cozinheira costurar a pobrezinha, a velha pegou a cestinha de costura e colocou a boneca no colo e começou a costurar, enquanto ela ajeitava a Emília ela começou a falar:


-Vocês Sabiam que o jeito que fiz a Emília também é uma brincadeira do folclore, isso mesmo as Bonecas de pano, feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.


Depois que a cozinheira consertou a boneca, as duas saíram correndo para escrever mais essa brincadeira para a festa.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Brincadeiras: Empinar Pipa


Depois que a Tia Nastácia tirou o Feijão do fogo ela foi até o quintal onde Pedrinho e Narizinho estavam empinando pipa, a cozinheira chegou e falou:


- Quando era pequena eu também brincava de empinar pipa, é uma brincadeira do folclore as pipas também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos e meninas em dias de vento. Com uma linha, os garotos e as garotas conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.


Depois que a Tia Nastácia terminou de falar, os netos de Dona Benta foram escrever essa brincadeira para a festa do folclore e a cozinheira ouviu um berro da Emília vindo da direção da biblioteca, lá foi a velha correndo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brincadeiras: Esconde Esconde


Estavam todos se preparando para a Festa do Folclore, Emília, Pedrinho e Narizinho estavam separando algumas brincadeiras para a festa, a Tia Nastácia que havia chegando com uma tigela de bolinho de chuva ouviu a conversa e falou:


- Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.


A Emília interrompeu e pediu para ela dizer uma brincadeira que ela brincava quando criança, a tia Nastácia pensou, pensou e lembrou de uma:


- Esconde esconde, onde o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.


De repente ela começou a sentir um cheiro de queimado e gritou:


- O Feijão!


E saiu correndo em direção a cozinha.

domingo, 24 de maio de 2009

O Foclore Brasileiro


Uma noite todos estavam reunidos na sala, quando a Emília perguntou o que era Folclore, a Tia Nastácia que estava vindo da cozinha com uma tigela de pipoca ouviu e respondeu


- O folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


Depois que a Tia Nastácia terminou a Emília veio com uma ideia na cabeça, fazer uma festa do folclore, mas antes eles precisavam saber mais sobre o assunto.