domingo, 23 de agosto de 2009

Folclore da Região Norte - Culinária


Tia Nastácia contou um pouco sobre a culinária da Região Norte.

A herança indígena predomina em toda a região Norte. Com muitos rios, os peixes de água doce são muito presentes nos pratos. É a terra do pirarucu, uma das muitas espécies de peixes, que chega a pesar 200 quilos. A mandioca aparece em muitas receitas. É utilizada de diversas maneiras: como tipos diferentes de farinha e no famoso tucupi (caldo da mandioca brava).
A riqueza natural também traz frutas diversificadas para a mesa. O açaí, por exemplo, é bastante versátil e pode ser utilizado em sucos e vitaminas, é comum ser acompanhado de farinha de mandioca ou até mesmo para complementar pratos com peixe.



O café da manhã deles é calórico. Em geral, aparece a tapioca e coisas bem consistentes, como farofas de charque com farinha, de castanha-do-pará e de castanha-de-caju e banana.





Os cardápios tradicionais de almoço e jantar incluem caldeirada de vários tipos de peixe, o pato no tucupi e o tacacá. Na sobremesa, mundico-e-zefinha. Trata-se de um doce de cupuaçu gratinado com queijo de Marajó, feito com o leite da búfala.



Aliás, o hábito do tacacá das cinco é muito comum. O caldo feito à base de tucupi, camarão seco e jambu (verdura típica da região que causa um leve adormecimento na boca) é tomado geralmente no fim da tarde. Nas barraquinhas de rua…
O peixe mais tradicional é o pirarucu, que pode chegar a 300 quilos
O cardápio da região Norte é repleto de ingredientes típicos. Terra do açaí, do cupuaçu e dos peixes amazônicos tem como marca registrada também o tucupi, o molho extraído da mandioca brava. A folha da mandioca (maniva) também é utilizada para preparar a famosa maniçoba (tipo de feijoada esverdeada que, além das carnes, leva maniva e fica sete dias no fogo brando cozinhando antes de chegar à mesa).

Postagem do especial Emília e a aventura do Folclore

14 comentários:

  1. adorei esse site!!!!!!!! até me deu uma fome !!!!!!! hummmm!
    cacau

    ResponderExcluir
  2. Amei demais me deu uma fominha esse saite é muito MARA kkk...kkkk...kkk :D

    ResponderExcluir
  3. Muiito bom pra pesquiisas para a escola ;D

    ResponderExcluir
  4. NOSSA MAS QUE MASSA!MUITO BOM (Y)

    ResponderExcluir
  5. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir
  6. mto legal! meu trabalho da escola fico 10!

    ResponderExcluir
  7. muito bonn vc´s mim ajudara este tantão oohh
    \_____________________o_________________________/
    valew rsrs brigadin =)

    ResponderExcluir
  8. A quantos anos este blog existe no lugar conhecido como D.Google????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bruna que fez isso quantos anos o blog existe em D.Google esrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. o blog e de ficar com agua na boca

    ResponderExcluir
  11. muito bom.
    ajudou no meu trabalho

    ResponderExcluir