A Turma do sítio gostou muito de descobrir brincadeiras do folclore, Emília teve a ideia de fazer os brinquedos e foram todos pedir ajuda para o Tio Barnabé para fazer uma pipa:
- O que é preciso ter:
Papel de seda de várias cores (no mínimo duas folhas)
2 varetas de bambu com 50 cm de comprimento e 3mm de espessura
cola branca
tesoura
linha nº 10
Passo a passo de como fazer:
1- Divida o papel ao meio. De uma das metades, faça um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, faça tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as.
2- Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Será o lado inferior da pipa.
3- Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.
4- Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.
5- Faça dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, dê um nó na parte da frente, mas não corte a linha.
6- Segurando a linha, estique-a para o lado até chegar a 4 dedos de distância do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo até a ponta da outra vareta. Isto é só para fazer a medida, formando uma "barriga".
7- Quando a linha chegar à parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa é chamada de cabresto.
8- Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.
9- Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de baixo e empine!
Nenhum comentário:
Postar um comentário