Simpatias
A romã, que possui muitas sementes, é usada emsimpatias (Foto: Fernando Castro/G1)
Devem ser comidas 12 uvas, uma para cada mêsdo ano (Foto: Fernando Castro/G1)
A romã, que possui muitas sementes, é usada em
Devem ser comidas 12 uvas, uma para cada mês
Ameixa, lichia, cereja e figo são utilizados para decorar a mesa no ano novo (Foto: Fernando Castro/G1)
O desenvolvimento consiste numa série de episódios, alguns já existentes nos ranchos de janeireiros e reiseiros portugueses, como o pedido de abrição de porta:
São numerosas as cantigas que tivemos oportunidade de recolher em Colatina, sobre o Ciclo do Natal. Das pastorinhas, por exemplo, podemos registrar estas amostras.
As manifestações folclóricas do ciclo do Natal, como em todo o mundo Cristão, abrangem o período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, isto é, da véspera do Natal ao dia de Reis.
Faça um teste e descubra se você está por dentro do folclore!
Teste seu conhecimento sobre lendas do folclore!
veu que a partir daquele dia todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada.
Pode-se encarar as relações do romance com o folclore sob vários aspectos, desde o mais elementar aproveitamento do material folclórico como um fator de realce na observação direta, até à possibilidade de uma estética que permita um contato e uma comunhão maior entre o público e o povo. Mas, há uma questão que afeta qualquer tentativa, ampla ou restrita, do aproveitamento dêsse material por parte do romancista: sua validade e limites. Sim, porque é preciso considerar que o romancista faz literatura e não folclore e que além disso os folcloristas podem também ter suas idéias sôbre o assunto. A questão coloca-se, pois, em têrmos das relações entre o folclore e a literatura. 