quinta-feira, 5 de maio de 2011

Folclore Catarinense

O folclore catarinense, é um dos mais diversificados do Brasil, devido aos seus componentes culturais.
Nossa região foi habitada por várias etnias, como os indígenas os italianos os alemães os poloneses e várias outras. Com os remanescentes desses primeiros povoadores das terras catarinenses onde se mesclaram, se miscigenaram na nossa formação étnica, cuja cultura se integrou a cultura africana e á européia.

Segundo o antropólogo Sílvio Coelho dos Santos (1974):
“ o litoral de santa catarina era habitado por índios. A ilha de Santa Catarina, o litoral fronteira e toda a área litoral de Laguna também estavam habitados,a população indígena que vivia nessa área litorânea foi chamada pelos europeus de Carijó. Era uma população tupi guarani, dividida em várias tribos e aldeias, e ocupavam maior parte do litoral brasileiro.
Essa tribo, já conhecia a agricultura tinha como principal atividade a pesca, para sua subsistência.
As informações que costumamos ter sobre os indígenas são, na maioria das vezes pobres ou errôneas; pouco se enfatiza que os indígenas no Brasil domesticaram e utilizavam várias espécies de vegetais como o milho, a mandioca, o fumo, a erva mate, que logo foram absorvidos pelos europeus. Além disso, os indígenas tinham grande conhecimento da fauna e da flora.”
Na área cultural dos descendentes das etnias convém a observação dos hábitos transplantados da Europa, que, se não cientificamente, folclóricos, são de certo modo assim entendidos. E estes, em maioria, estão ligados ao natal, a páscoa e ao espírito santo. Isto se entende no modo de venerar, cultuar e festejar. Para isso se segue um calendário de festas tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário