quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Folclore da Região Sudeste: Artesanato Minas Gerais


Uma cidade, é só escolher: norte, sul, leste ou oeste de Minas Gerais. Um passeio por suas ruas, o cheiro de pão de queijo e o tom bucólico irão apresentar este povo. Estão a sorrir, as mãos não param, sentados na soleira da porta ou no cantinho da sala, tecem ou bordam, pintam, entalham ou modelam. Estão é a trabalhar!


Em um giro rápido, de Ouro Preto a Tiradentes, obras e esculturas de artistas novos e antigos ornam as belas igrejas e mosteiros. Povo de tradição nas imagens, desde Aleijadinho ensinam ao país o valor da oração e principalmente a compensação por bem tratarem da nossa história. Atravessando o Vale do Jequitinhonha, no nordeste do Estado, o barro toma outras formas e a tecelagem novos tons. Economia forte nesta região, exportam para os grandes centros urbanos suas peças utilitárias ou figurativas. No norte, o município de Cônego Marinho, a fabricação de objetos cerâmicos movimenta a economia local. Sabedores e empreendedores, implementam ações que garantem a sustentabilidade da produção artesanal.

8 comentários:

  1. é ate que é bem legalzinho mais não éa minha praia ficar entereçada nessas históriasss mais é de mais.............tchauuu-tchauuu

    ResponderExcluir
  2. É até legalzinho mais nõa e minha praia ficar entereçada nessaas histórias mais é de mais .....
    Tchau Tchau

    ResponderExcluir
  3. eu me emocionei lendo esta histótia...

    ResponderExcluir
  4. ha gente tadinha dessa pessoa que fes a historia

    ResponderExcluir
  5. otima historia (ironicamente)

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk q ruin.Me da nojo de ver estas istorias kkkkkkkkk podre muito podre(deskulpa kara mais é)

    ResponderExcluir
  7. e infantil.credo putzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir