sábado, 2 de janeiro de 2010

Folclore da Região Sudeste: O Caiçara


Os próprios índios começaram a chamar os seus irmãos de caiçara, porque moravam com os povoadores portugueses em vilas cercadas por caiçaras (cercas de varas). Os moradores das praias, mamelucos (mestiços de branco e índio), passaram a ser também conhecidos por caiçaras.
Como a terra do litoral não era fértil como no planalto, dedicaram-se à pesca. Não abandonaram completamente a lavoura, pois o plantio de mandioca continua presente. Caiçara passou a ser sinônimo de pescador litorâneo.
O caiçara, para a pesca usa espinhel (corda extensa onde prende anzóis) e redes: tarrafa, picaré, jereré, puçá e faz nos rios as cercas ou chiqueiros de peixes. A pesca com rede requer o uso de canoa - a ubá. A rede mede cerca de 140 braças de comprimento por 6 de largura. Para facilitar a flutuação na parte superior da rede colocam bóias de cortiça. E na parte inferior colocam as chumbadas ou peso de barro cozido. Nas extremidades da rede, colocam cordas para puxar o arrastão. Colocam a rede no mar, levada pela ubá, e depois vêm arrastando até a praia - é o famoso “arrastão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário