quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Folclore da Região Centro - Oeste: Mula - Sem - Cabeça



A mula-sem-cabeça é um personagem de uma lenda do folclore brasileiro que possui corpo de eqüino e uma tocha de fogo no lugar da cabeça. De acordo com a região do nosso país pode haver variações na nomenclatura utilizada, podendo ser chamada de: “Mulher de Padre”, “Mula de Padre”, “Mula Preta”, entre outros.


Entre as diversas descrições que existem é comum atribuir à mula-sem-cabeça as seguintes características:


- sua cor é sempre marrom ou preta;
- não possui cabeça, mas sim uma tocha de fogo no lugar;
- traz, nos cascos, ferraduras de ouro ou de prata que fazem um enorme barulho;
- relincha muito alto podendo ser ouvida há muita distância;
- costuma imitar gemido humano;
- só aparece altas horas da madrugada e dá preferência às noites de quinta e de sexta-feira quando faz lua cheia;



Como é comum às histórias populares não se sabe ao certo quando nem em que região brasileira surgiu essa lenda. O certo, é que é uma história contada com o firme intuito de assustar as meninas e moças dos povoados brasileiros desde os primeiros séculos. Dessa forma os pais buscavam manter, por meio do medo, o controle das filhas e a garantia da manutenção de princípios morais.


A versão mais conhecida


A versão mais conhecida e tradicional da lenda conta que, há muitos anos uma jovem e um padre de um arraial do interior do Brasil, se apaixonaram e tiveram um relacionamento amoroso. Como castigo pelo pecado cometido recaiu sobre a moça uma maldição que a condicionou para todo o sempre a transformar-se, em determinadas noites, em uma terrível mula de cabeça de fogo que sai pelas ruas “cumprindo o seu fadário, a correr desabaladamente, ao fúnebre tilintar de cadeias que arrasta, amedrontando os supersticiosos” (Aurélio, 2004). Acreditam então, os mais supersticiosos, que sempre que, em algum lugar, uma mulher e um padre tiverem um relacionamento amoroso a maldição se repetirá.

5 comentários:

  1. legal,eu gostei,é interessante essa lenda.

    ResponderExcluir
  2. alessandra disse eu gostei muito dessa curiosidade

    ResponderExcluir
  3. legal eu gostei muito dessa lenda muita gente acha assustador mas não e não e muito legal mas se não desse um pouco de medo não teria graça nenhuma ne.......!!!!!!!!!!!!!!!s2 s2 si3

    ResponderExcluir
  4. É MUITO LEGAL ESSA LENDA.......EU FIQUEI COM UM POUQUINHO DE MEDO....RSRS

    ResponderExcluir