domingo, 27 de dezembro de 2009

Folclore Região Sudeste: Carnaval



Festa popular, coletiva, realizada anualmente nos três dias que antecedem a Quarta-feira de cinzas. Chamada também folia (folia de Momo, dias de folia).
O carnaval reveste-se de características próprias segundo o lugar em que ocorre. Distingue-se, entre si, os carnavais de Nice, Veneza, Roma, Florença, Nova Orleans e Brasil. Diferencia-se, inclusive, no Brasil: no Rio de Janeiro, hoje, os eventos mais importantes do carnaval são os bailes de salão e os desfiles das escolas de samba. Em Salvador, predomina o carnaval de rua, ao som de trios elétricos, blocos e afoxés. Em Pernambuco, sobretudo em Olinda e Recife, são mais marcados os blocos de frevo e maracatu.
Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia antiga, das bacanais, saturnais e lupercais romanas, todas de caráter orgiástico. São apontados também ligações com as festas dos doidos e das danças macabras medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento tenham-se transformado, tempos afora, nos bailes de máscaras do Renascimento e nos carnavais dos tempos modernos.

5 comentários:

  1. PARABENS PELO SEU BLOG,CONTINUE FAZENDO PESQUISAS!

    ResponderExcluir
  2. legal gostei muito do seu blog parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Parabens vou escrever isto no meu caderno para minha prof ver hehe

    ResponderExcluir
  4. nao é o que estava procurando mas mesmo assim valeu muito interessante ass;adrianna

    ResponderExcluir
  5. Ameei o blog ! . Parabéns , continue assim .'

    ResponderExcluir