sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Festas do Povo

Fogueiras, bandeirolas, mastros coloridos... muita dança e animação. Já adivinhou, não? Todos nós conhecemos muito bem a tradição das festas dos mês de junho. Se você for a um arraial arretado de bom este mês, certamente irá ouvir a música "a fogueira está queimando/ em homenagem a São João/ o forró já começou/ vamos gente, arrasta pé nesse salão...". Mas de onde vem essa história de fogueira no São João? A Turma do Plenarinho pesquisou e descobriu uma lenda muito especial:
Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência. Mas um dia, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora para uma visita especial: contar à amiga que estava esperando um bebê que se chamaria João Batista.
E como naquele tempo não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails, Nossa Senhora quis saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno João. Para alegrar a amiga, Santa Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande para que a fumaça pudesse ser vista a longa distância. Combinou também que mandaria erguer um grande mastro com um boneco e, sobre ele, muitas fitas.
Um dia, lá de sua casa, que ficava bem longe, Nossa Senhora avistou o sinal de fumaça e as fitas balançando. Era 24 de junho. Tinha nascido João Batista. Feliz com a notícia, Nossa Senhora foi visitar a amiga e, juntas, comemoraram o nascimento do bebê. E assim, começou a ser festejado o São João - com fogueira, mastro, bandeirolas, danças e outros enfeites, como foguetes, lampiões e muito mais! A tradição continua até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário