sexta-feira, 1 de abril de 2011

Folclore de Minas Geraia

A historia de Minas Gerias está em seu próprio nome. É a região onde há montanhas com esmeraldas, rios repletos de diamantes, terras com ouro aflorando aos olhos dos visitantes.

As cidades nasceram debaixo de muitas guerras e amparadas pelo ciclo do ouro e das pedras preciosas. Assim, para as Minas Gerais, correram as forças do Brasil colonial, pois era preciso defender aquelas cobiçadas terras.

O folclore mineiro é, portanto, um prolongamento, enorme, assimilado, com traços próprios, mas um prolongamento, do folclore paulista. Mas esse prolongamento não é uma dependência completa dos mitos dos outros estados.

Assim, os mitos gerais europeus e indígenas, especialmente dos Tupis, foram levados e disseminados pelas bandeiras, mas o trabalho de mineração trouxe outros elementos distantes que movimentaram a imaginação mineira. O Ciclo do Ouro, se confundiu com os "mitos do fogo" e estes com o Mboitatá.
 
Assim, a "Mãe do Ouro" reuniu vestígios de outros mitos. Entre eles a Mãe d'Água, o Batatá, chamado em Minas Gerais, Batatal, Bitatá, como na Bahia é o Biatatá. Sacis-Pererês e Mãos-Peladas, assustam ao redor das casas. Fantasmas noturnos deixam as crianças em pânico. Monstros de todos os tamanhos se arrastam pelas montanhas, saindo das furnas sombrias, como o Minhocão, que sai do leito do rio São Francisco cavando passagens subterrâneas.

O folclore do rio da Prata deixou migrar algumas de suas criações preferidas. Os negros, reunidos em multidão, deram um aspecto diferenciado aos seres fabulosos que se confundiam com a noite.

Minas Gerais permite uma divisão, arbitrária e convencional, em seus mitos. A zona do São Francisco, a zona limítrofe, que é longa e complexa, com Goiás, a zona sul com as mil portas da influência fluminense e justamente uma das mais densamente povoadas, são os rumos que nortearão os estudiosos. Essas zonas não têm, mitos peculiares, desta e daquela espécie, o que facilita um determinante linha de sua origem.

Os mitos gerais de origem européia são predominantes. A influência negra é muito mais sensível embora não caracterize a criação de nenhum ser sobrenatural, exceto nos contos dos medos infantis.

O Caapora, onipotente, perde sua importância para o Saci-Pererê, que não pertence a nenhum dos dois, foi exportado pelos nortistas.

Os mitos secundários e locais são, na maioria, comuns a São Paulo. Outros são oriundos de Goiás e Mato Grosso. Aqueles do "Ciclo do Ouro" que vieram através das "Bandeiras", acabaram por encontrar um ambiente tão acolhedor que além de ficaram ainda estão florescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário