terça-feira, 29 de março de 2011

Folclore de Goiás!

Goiás é uma conquista do fim do século XVII e começo do XVIII. Povoada, inicialmente, não densamente, pelo indígenas Gês com os Caiapós, Xavantes, Xerentes, Xicriabás, a terra dos Goiases foi de repente tomada pela e atração e cobiça do ouro recém descoberto, por aventureiros de todos os tipos e credos, que viram ali a possibilidade de ficarem ricos do dia pra noite.

Enlouquecidos pela ganância e sonho do ouro fácil, todos para lá se dirigiram sem olhar para trás.

Pouco povoada pelos indígenas Gês com os Caiapós, Xavantes, Xerentes, Xicriabás, foi possuída pela atração do ouro ali descoberto. Aventureiros de todos os cantos para lá fluiram loucos pela cobiça do precioso metal.

Os mitos de origem indígena foram divulgados pelos mestiços que vieram com as expedições das Bandeiras. Bororos e Gês não tiveram influência importante na formação dos mitos populares. Os que ganharam mais vulto foram, o Lobisomem, a Mula-sem-Cabeça, o Fogo-corredor. Os colonos levaram suas crendices e estas floresceram ante o esquecimento dos mitos locais primitivos.

O predomínio assim é dos mitos Tupis e europeus, sendo raros e sem nenhuma relevância aqueles de origem essencialmente locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário