domingo, 20 de março de 2011

Folclore do Acre

A influência do Peru e da Bolívia se reflete mais nos costumes que nos mitos e superstições.

Daí a penetração, no folclore acreano, de algumas usanças, dalém fronteiras ( a "cueca", a "marinera", a "caisuma", a "chicha", etc.). Como resultado dessas duas forças modeladoras, o folclore acreano distinguiu-se, com nitidez, do "folclore amazônico" em geral (Amazonas e Pará).

As duas entidades mais atuantes no Folclore acreano são: Amazonas e Nordeste do Brasil. A primeira com os mitos primitivos e gerais, e agora quase diluídos, esquecidos. A segunda pela influência da grande população de cearenses, norte-rio-grandense, paraibanos e pernambucanos que se fixaram, desde os tempos da colonização do território.

Os mitos amazônicos, primitivos e divulgados pelos Tupi-guaranis, já foram descaracterizados e já não se fala em Curupiras, nem Anhangás, nem Mboitatá, nem Jurupari.

O Anhangá é apenas um veado que assombra. Curupiras e Caaporas se transformaram no Caipora, ou melhor, na Caipora que os acreanos descrevem, igualmente os sertanejos nordestinos o fazem, caboclinha pequena, escura, robusta, cabeluda, ágil, com os cabelos longos cobrindo até os joelhos, dando caça a quem lhe dá fumo e sendo muito ciumenta. Assim, os mitos mais vivos são aqueles que foram levados pelos retirantes nordestinos.

Desse modo, encontramos o Lobisomem, a Burrinha (Mula), o Batatão, a Caipora. Do ciclo amazônico há a Cobra-Grande, a Boiúna espalhando suas lendas em todos os rios, e, é claramente confundida com o mito europeu das Ondinas (mito de entidades que habitam rios semelhantes a iara).

No mais, pela influência dos trabalhadores das florestas, há a predominância dos animais fabulosos, como no Amazonas e Pará, onças-bois, gogó-de-sola e insetos fulminantes. Surge também das matas amazônicas, o última encarnação do "Bicho-homem", o homem selvagem, antropófago que de longe olha as luzes das cidades que surgiram na mata. Outras influências, vem do Peru e Bolívia, mas se refletem mais em estórias de caçadas míticas e superstições do que em personagens.

Embora, tendo o Peru uma extensão de fronteiras com o dobro de tamanho à da Bolívia, é esta mais influenciadora que o outro. Nas anedotas, estórias tradicionais de caçadas, valentias, casos pitorescos, certos hábitos e mesmo superstições, estas em menor quantidade, vê-se com clareza a Bolívia. O elemento de ligação ao contrário do que se pensa não foi o boliviano, mas o mestiço brasileiro, um eterno viajante, traficando, cortando seringueiras, tirando caucho, rio acima, rio abaixo, e semeando o que ouvira de lá, cá em seu sertão longínquo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário