sábado, 26 de março de 2011

Folclore do Maranhão

Os capuchinhos franceses, Claude d'Abbeville e Ives d'Evreux, registrando a existência dos Tupinambás, foram os primeiros folcloristas a adentrarem essa região. O interior do estado, no geral, era povoado pelo povo Gês, enquanto que o litoral era ocupado pelos Tupis. Com o colono branco, o indígena constituiu a primeira ligação étnica e a formação divulgadora dos mitos que assim foram europeus e amerabas.

Datam daí, o nascimento e adaptações lógicas do Lobisomem, Mulas-sem-Cabeça, Batatão, Mãe-d'Água, Caapora, Cumacanga, e as pequenas variações do medo com retoques locais, determinando os mitos dessa espécie.

Na metade do século XVIII, esse domínio indígena se mostrava claramente, e a língua geral, o "nhengatu", era muitíssimo mais falado que o português. 

Em 1890, no quadro de proporcionalidade das raças, representavam eles 15,22% na população sobre 31,3% de brancos. Os mitos gerais indígenas são, desse modo, popularíssimos em toda região e formaram a base, com o elemento branco, das tradições mais conhecidas.

O negro chegou depois, quando o Maranhão já estava em fase de ativo desenvolvimento. Mas o número duplicou a cada ano. um século depois a massa negra era imponente.

Assim, a presença da raça negra que no início era discreta, ganhou volume e em 1890 já representava 15,16% da população geral.

Desse modo, quando o indígena, massacrado pela colonização foi desaparecendo, o negro assumiu-lhe o posto tremendo de trabalho sem receber pagamento. O indígena era mais ou menos homogêneo em raça. O africano veio de várias procedências, falando idiomas diversos.

Chegaram a mudar os nomes de mitos europeus, chamando a Mula-sem-Cabeça, Cavala-Canga, ou Cavala-Acanga. A influência negra, poderosa e informe, fixou-se nas superstições, bruxedos, desdobrando o que receberam dos índios. Assim, o negro do Maranhão se torna um famoso conhecedor dos segredos terapêuticos, fiel às religiões complexas onde se misturam tradições dos Pajés e as dos Babalorixás.

Mas, o negro, na maioria dos casos é uma estação ampliadora dos mitos já existentes, e raramente deu origem a algum de sua própria etnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário